APANHA DA CASTANHA
Experiência agrícola sazonal e autêntica que se realiza nos meses de outubro e novembro e tem como objetivo principal dar a conhecer aos participantes todo o processo de colheita, transformação e consumo da castanha, conhecida como ouro transmontano. A par desta experiência partilharemos com os participantes o Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, os Caretos de Podence com origem neste mesmo território.
Plano da Viagem
Esta experiência contempla a visita a uma Cooperativa responsável pela comercialização e transformação da castanha e outros frutos secos e, de onde se seguirá em direção a um souto onde será realizada a apanha da castanha. Na aldeia de Podence faremos a visita a oficina artesanal onde são produzidos os trajes e máscaras dos Caretos de Podence pela artesa Sofia Pombares e visita a museu. O dia termina com a realização de um magusto tradicional.
No fim-de-semana da Feira da Castanha de Corujas o programa será adaptado de forma a incluir a visita à mesma, que habitualmente decorre no primeiro fim-se-semana de novembro.
Poderá ser adicionado ao programa um Workshop “A castanha na culinária saudável”.
Possibilidade de adquirir produtos agroalimentares diretamente ao agricultor.
Preço
Sob Consulta
-
Departure
Macedo de Cavaleiros, Podence e Corujas -
Departure Time
10h -
Return Time
17h -
Dress Code
Vestuário e calçado confortável e impermeável, luvas
Tour Location
Macedo de Cavaleiros, Podence e Corujas
As nossas avaliações
- Almoço tradicional e magusto
- Transporte
